Dia do amigo
Amizade, tema de sempre
Artur da Távola
O mistério da amizade talvez resida no alívio trazido pela existência de alguém empático que nos acolha. Digo acolha e, não, recolha, porque aí já seria dependência de um lado e paternalismo do outro. Acolher significa receber de bom grado, previamente, sem julgamentos ou resistências. Recolher já significa proteger, paternalizar. É outro caso.
Os seres humanos vivem a julgar e suas opiniões prévias interpõem barreiras na comunicação, dificultando. O mistério da afinidade consiste na inexistência das resistências ao outro mesmo quando haja discordância com ele. Isso não deriva apenas de afeto. Quanta vez há afeto entre as pessoas sem, porém, a aceitação natural, espontânea e prévia? É afeto mais empatia profunda.
Quando se tem um amigo e a relação de ambos é independente, isto é, um não necessita do outro, a convivência é sempre desejável pois feita exclusivamente da vontade de troca.
No caso de amigos da juventude, o que será essa troca? Idéias? Pensamentos políticos, literários ou religiosos? Nem sempre.
Em primeiro lugar, parece-me ser a troca de saudades, a vontade de reter um tempo passado e atenuar a proximidade da morte com seu cortejo de ansiedades patentes ou disfarçadas.
Reter um tempo passado por intermédio das recordações, no fundo quer dizer que sentimos muita saudade de tudo o que existiu fora e dentro de nós ao tempo em que idealizávamos a vida. Éramos sonhadores. Nunca se esquece das vivências internas dos anos em que éramos feitos de muitos sonhos...
Em segundo lugar, essa troca prazenteira entre amigos é afeto puro e gratuito, um, sentimento interno de natureza amorosa no mais amplo sentido da palavra. Esse afeto provém da seguinte constatação: amizade é o que resta da amizade. Se o que resta de uma amizade é amizade, então amizade é, verdadeira!
Vou ter que continuar devendo um texto meu sobre amizade...logo esse sentimento que me é tão precioso! Hoje a inspiração não virá.
Saber que tenho amigos verdadeiros é um motivo de muita alegria na minha vida. Tento agradecer essa benção sempre que possível, pois é um privilégio ter pessoas na vida com quem se pode realmente contar.
Por enquanto, fico assim: aos meus amigos, o meu muito obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário