sexta-feira, janeiro 14, 2005

Saudosismo

Hoje assisti a reprise do "TV Pirata" que está passando no Multishow e fui tomada por uma onda de saudosismo. Será que as coisas eram mesmo melhores antigamente, no pavoroso intervalo do passado a que comumente chamamos de "no meu tempo"?
Sei que, apesar da produção e dos efeitos absolutamente toscos para os dias de hoje, o programa me pareceu melhor do que, por exemplo, um Casseta e Planeta. Com um humor mais inocente, por assim dizer.
Pode ser que seja miopia da minha parte, até acredito que sim. Mas ao mesmo tempo acho que é um humor escrachado, sim, sarcástico, irônico, mas menos desrespeitoso do que o que se pratica hoje em dia.
Aliás, creio que respeito é o que anda faltando em todas as áreas. Volta e meia me surpreendo com isso. Filhos e pais, alunos e professores, cidadãos e leis, policiais e leis, assaltantes e assaltados, pitboys e o resto da humanidade, motoristas e pedestres. Todo mundo acha que pode fazer e acontecer, ignora os direitos do(s) outro(s), desrespeita o próximo, a autoridade, a idade, a experiência, a lei.
Quando foi que isso aconteceu? Como chegamos a isso? Com certeza a impunidade, a corrupção, a situação sócio-econômica, o crescimento acelerado da população, a diminuição do emprego, tudo contribuiu para uma noção de que "quando a farinha é pouca, meu pirão primeiro", lembrando de uma frase usada por um velho conhecido.
Mas daí a pular para a falta de educação no cotidiano, a falta de respeito no dia-a-dia, o estacionamento nas calçadas, não dizer mais "obrigada" e "por favor", insultar pessoas no trânsito, brigar covardemente de turma contra um...O que eu sei é que esse caminhão veio, nos atropelou e a gente nem viu a placa.
Às vezes me questiono se isso não começa em casa, com a culpa dos pais modernos que não sabem mais dizer não. Será que as pessoas ainda ensinam nos lares a dizer "obrigada" quando alguém abre a porta, ou pedir por favor e não "me dá!"?
Ai, comecei saudosista e terminei amarga.
É por isso que cada vez mais concordo com os que dizem que para melhorar o mundo, a gente deve começar melhorando a própria vida.
Amo os idealistas, os que vivem e lutam por idéias, os que muitas vezes sacrificam sua vida pessoal em busca de um bem maior. Não é o meu caso. Mas pelo menos eu digo obrigada, cumprimento, não jogo lixo na rua, tento não desperdiçar água e não assisto Big Brother.

Nenhum comentário: