segunda-feira, maio 09, 2005

Relacionamentos

Resolvi postar aqui um texto que escrevi no orkut e fiquei com medo de acabar perdendo.
Gostei da forma como me coloquei nele, acho que está bem coerente com o que eu penso sobre relacionamentos.

Acho que, por uma questão de cultura e velhos hábitos de criação, o homem espera uma mulher companheira, que lhe dê apoio, que esteja ao lado dele e que viva a vida dele.
Acho que os relacionamentos hoje estão mais difíceis porque as mulheres passaram a questionar esse papel, e aprenderam a querer também. Bem diferente da geração e da criação da minha mãe, que passou a vida cuidando dos filhos e do marido, sem nunca ter trabalhado, por exemplo. Hoje as mulheres querem apoio pra criar os filhos, para fazer seus mestrados, para desenvolver suas carreiras...querem ter direito às próprias escolhas e ter apoio para elas.
Muitos homens já vivem essa nova realidade, e conseguem dar e receber na mesma medida. Mas dá pra perceber por aí, principalmente nas atitudes dentro dos relacionamentos, que no DNA de vários ainda está impresso o papel do "chefe da casa".
Eles querem uma mulher companheira, mas não sabem ser companheiros também. Querem alguém que se encaixe na vida deles, apenas. E muitas de nós, mulheres, com o passar dos anos, cansadas de tanto ceder, estamos chegando nesse ponto também, de querer alguém que se encaixe.
O que eu sinceramente acho que não funciona para nenhum dos lados...
Relacionamento tem que ser uma via de mão dupla...bom para os dois, em que as duas pessoas estejam dispostas a ceder, a aprender e a crescer juntas, compartilhando e apoiando uma à outra.
Há uma sutil diferença entre pessoas que querem encontrar alguém e pessoas que querem um relacionamento. Vale a pena prestar atenção nisso...tem gente que manifesta claramente a intenção de receber, mas não a de doar.


Eu não quero cair nessa armadilha de só querer e exigir. Até porque gostar de fazer pessoas felizes, de fazer coisas pelos outros, é algo impresso no meu DNA. Mas ao mesmo tempo não estou mais tão a fim de ceder como já fiz no passado. Creio que, como eu, várias mulheres se sentem assim: está na hora de receber também.
Creio que devemos buscar o equilíbrio em um relacionamento, como em todas as áreas da vida.
Mas eu busco, principalmente, sentir no outro - antes de qualquer coisa - a capacidade de amar. E isso está no dia-a-dia, nas atitudes com a família, com os amigos, com os conhecidos e com os desconhecidos. Não está em um beijo caloroso ou em um abraço apertado. Não está nas tiradas inteligentes ou no sorriso bonito (dois aspectos que prezo muito, aliás).
Talvez este seja um bom conselho. Sinceramente, não sei. Imagino o que posso dar e me vejo no direito de escolher o que esperar.
Torço para achar alguém que queira a mesma coisa que eu, ao mesmo tempo. Isso com certeza será algo bom, seja que espécie de relacionamento for. :)

Um comentário:

Anônimo disse...

Tava aqui passeando no seu blog e, como vc, tb gostei muito da sua colocação. Já vi e senti essa situação na pele, a carência da intenção de troca vinda do outro.
Fora os motivos q vc levantou, acho q hoje o mundo nos deixa cada vez mais egoístas qdo o assunto é relacionamento... afinal é tão fácil conhecer alguem novo... q se encaixe no nosso "profile"... o valor daquilo q nós já conquistamos fica em "xeque".
Mas como sempre... q não morra a esperança!
bjos!