segunda-feira, agosto 15, 2005

Relendo Pessoa

"Começo a conhecer-me. Não existo.
Sou o intervalo entre o que desejo ser e os outros me fizeram,
Ou metade desse intervalo, porque também há vida...
Sou isso, enfim...
Apague a luz, feche a porta e deixe de ter barulhos de chinelos no corredor.
Fique eu no quarto só com o grande sossego de mim mesmo.
É um universo barato."

Fernando Pessoa - Álvaro de Campos

"Não consentem os deuses mais que a vida.
Tudo pois refusemos, que nos alce
A irrespiráveis píncaros,
Perenes sem ter flores.
Só de aceitar tenhamos a ciência,
E, enquanto bate o sangue em nossas fontes,
Nem se engelha conosco
O mesmo amor, duremos,
Como vidros, às luzes transparentes
E deixando escorrer a chuva triste,
Só mornos ao sol quente,
E refletindo um pouco."

Fernando Pessoa - Ricardo Reis



Vontade de falar? Que nada. Hoje estou quieta, muda, meio deixando que a saúde afetada sei lá pelo quê tome meu corpo, deixe minha cabeça sem pensar, e me faça levitar por aí enquanto o dia passa...lento...como um barquinho de papel na água.

Nenhum comentário: