domingo, março 25, 2007

A troco de nada?

Quantas vezes a gente acredita em algo, acredita que a nossa vontade, o nosso bom humor, os nossos pensamentos positivos vão dar em alguma coisa e, no fim, nada acontece nessa direção?

Acho que já perdi a conta de quantas vezes meu esforço deu em nada. Mas, afinal de contas, o que seria da vida humana, se a cada vez a gente não voltasse a acreditar? Como se nada tivesse dado errado antes, com a mesma fé no que é possível ou impossível, estamos sempre apostando as fichas no que é imprevisível, certos de que a nossa alegria, a nossa crença, a nossa motivação e a nossa coragem virarão o jogo a nosso favor.

Se vai acontecer ou não, nunca sabemos ao certo. Mas quem prefere esperar a derrota em vez da vitória, a cada batalha perdida, deve ter muitas dificuldades pra ser feliz ao longo da vida, creio eu.
Eu penso que não vale desperdiçar os momentos de alegria e fé com pessimismo e amargura, não vale deixar correr soltos aqueles pensamentos soturnos que de vez em quando aparecem no fundo da mente. Simplesmente não vale.

A vida é um jogo aberto, onde tudo pode acontecer. Estar aberto para isso é a parte importante da história. Trabalhar o que vem, curtir, aprender com isso, é o que podemos fazer. E, em última instância (eu diria) é o que é, na verdade, viver.

A word is dead
When it is said,
Some say.

I say
It just begins to live
That day.

Emily Dickinson


Nenhum comentário: