quarta-feira, junho 22, 2005

Escolhas

Uma vez escrevi: "entre um e outro destino, sobrou-me o terceiro."
Na vida, nem sempre as escolhas que temos que fazer são entre opções que também escolhemos, mas entre as que se apresentam.
É claro que também sempre podemos construir novas opções, novos caminhos. Mas creio que o mais importante é saber fazer escolhas conscientes, aceitar e respeitar suas próprias decisões, e não se arrepender depois. Aprender com os erros (algo essencial e construtivo), para mim, nada tem a ver com arrependimento.
A decisão sobre qual caminho tomar, além de muitas vezes determinar outros caminhos a seguir (como em um dominó), deve ser também um motivo de alegria, sempre; independente de às vezes até nos sentirmos forçados a escolher entre opções que não nos agradam tanto assim.
Mas ter a possibilidade da escolha, por si só, é um privilégio. Ter a capacidade de tomar decisões sobre a própria vida, também. Isso é liberdade e livre arbítrio, coisas que são muito importantes para mim.
Li outro dia, em uma reportagem sobre o mundo complexo em que vivemos hoje, que o psicanalista José Ernesto Bologna disse: "As grandes questões da vida trazem três características fundamentais: compromisso, duração e profundidade emocional." A reportagem seguia dizendo: "Ou seja, antes de embatucar diante de uma escolha, pergunte-se se ela cumpre estes requisitos."
Eu não acho que há receitas para fazer escolhas bem feitas. Até porque seguir a intuição e ouvir o coração também tem muito a ver com isso. E obviamente tudo também depende do tipo de decisão a ser tomada, do risco envolvido na mudança, do impacto da decisão na vida como um todo etc.
Mas acho que se a gente decide primeiro que, seja qual for a opção, ela será vivida com intensidade, dedicação e amor, sem se pensar no que está se deixando de lado ou para trás, as chances de felicidade são maiores, mesmo que a gente nunca saiba as surpresas que o futuro nos reserva.
Portanto, que a vida nos espere com suas encruzilhadas e múltiplas saídas. E se for pra seguir sempre pela mesma reta estrada, que seja porque eu quero assim. ;)

Um comentário:

Anônimo disse...

oi,
voce tem um jeito delicioso de escrever certas coisas..
estava sentindo falta de textos assim..
bjs e tudo de bom..