segunda-feira, junho 27, 2005

Drummond

Hoje fui buscar Drummond. Foi Drummond quem me abriu os olhos para a poesia, me lembro bem, na oitava série. Ao lê-lo, tomei gosto de imediato por essa forma de expressão e logo estava comprando livros e livros de poesia. Poetas conhecidos e desconhecidos, hábito que até hoje mantenho.
É sempre bom reler Drummond, pescar sua fina ironia, sua mineirice, seu romantismo às vezes lírico, às vezes meio fora do tom.

Cerâmica

Os cacos da vida, colados, formam uma estranha xícara.
Sem uso,
ela nos espia do aparador.


Memória

Amar o perdido
deixa confundido
este coração.

Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.

As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão.

Mas as coisas findas,
muito mais que lindas,
essas ficarão.


Poesia

Gastei uma hora pensando um verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a poesia deste momento
inunda minha vida inteira.


As Sem-Razões do Amor

Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.

Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.


Ausência

Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada, ninguém a rouba mais de mim.


Há tantos mais...difícil escolher. Fica assim, por enquanto. Depois virão outros.

quarta-feira, junho 22, 2005

Escolhas

Uma vez escrevi: "entre um e outro destino, sobrou-me o terceiro."
Na vida, nem sempre as escolhas que temos que fazer são entre opções que também escolhemos, mas entre as que se apresentam.
É claro que também sempre podemos construir novas opções, novos caminhos. Mas creio que o mais importante é saber fazer escolhas conscientes, aceitar e respeitar suas próprias decisões, e não se arrepender depois. Aprender com os erros (algo essencial e construtivo), para mim, nada tem a ver com arrependimento.
A decisão sobre qual caminho tomar, além de muitas vezes determinar outros caminhos a seguir (como em um dominó), deve ser também um motivo de alegria, sempre; independente de às vezes até nos sentirmos forçados a escolher entre opções que não nos agradam tanto assim.
Mas ter a possibilidade da escolha, por si só, é um privilégio. Ter a capacidade de tomar decisões sobre a própria vida, também. Isso é liberdade e livre arbítrio, coisas que são muito importantes para mim.
Li outro dia, em uma reportagem sobre o mundo complexo em que vivemos hoje, que o psicanalista José Ernesto Bologna disse: "As grandes questões da vida trazem três características fundamentais: compromisso, duração e profundidade emocional." A reportagem seguia dizendo: "Ou seja, antes de embatucar diante de uma escolha, pergunte-se se ela cumpre estes requisitos."
Eu não acho que há receitas para fazer escolhas bem feitas. Até porque seguir a intuição e ouvir o coração também tem muito a ver com isso. E obviamente tudo também depende do tipo de decisão a ser tomada, do risco envolvido na mudança, do impacto da decisão na vida como um todo etc.
Mas acho que se a gente decide primeiro que, seja qual for a opção, ela será vivida com intensidade, dedicação e amor, sem se pensar no que está se deixando de lado ou para trás, as chances de felicidade são maiores, mesmo que a gente nunca saiba as surpresas que o futuro nos reserva.
Portanto, que a vida nos espere com suas encruzilhadas e múltiplas saídas. E se for pra seguir sempre pela mesma reta estrada, que seja porque eu quero assim. ;)

sábado, junho 11, 2005

Semana das sem namorado - Capítulo V

41 - Compre uma toalha de banho imensa e fofa, um roupão macio, um sabonete delicioso e todos os hidratantes corporais a que você tem direito. Depois transforme sua casa em um spa. Seu corpo e espírito agradecem.

42 - Não queira ser perfeita. Perfeccionismo gera stress - e stress dá rugas.

43 - Fique longos minutos na cama depois que o despertador tocar, mentalizando só coisas boas e canalizando energias positivas para o que você tem que fazer durante o dia.

44 - Pelo menos uma vez por semana, procure estar em espaços abertos, seja na praia, na montanha, em um parque ou em uma simples praça. A natureza renova as energias.

45 - Quem disse que grupo de solteiro é coisa de mal-amado? Você não faz idéias das gargalhadas que está perdendo.

46 - Desenterre do fundo do armário aquela caixinha cheia de cartas e bilhetes de pessoas de quem você gosta. Mas só leia as legais. Nada de lágrimas...

47 - Se a barra tá difícil de segurar sozinha, busque a ajuda de quem realmente entende do assunto. Terapia dói no começo, mas faz maravilhas por você com o tempo.

48 - Gaste seus impulsos. Aproveite que não há mais censor de plantão ao lado do telefone e fofoque durante horas com suas amigas. (ou fique no msn! antigo, esse artigo! rsrs)

49 - Leia, leia, leia, até fazer pilhas de livros ao lado da cama, do sofá... Segundo a Companhia Brasileira de Letras, no Brasil as mulheres entre 20 e 40 anos lêem muito mais do que os homens. Que tal engrossar as estatísticas?

50 - Você está sem sogra. Precisa explicar?


E pronto. Chega de auto-ajuda.

sexta-feira, junho 10, 2005

Semana das sem namorado - Capítulo IV

31 - Faça ginástica facial na frente da televisão e exercite a parte interna das coxas enquanto lava a louça. É ridículo, sim. Mas e daí?

32 - No meio da semana, sem motivo nenhum, escolha um restaurante para se sentir tratada de forma especial na hora do almoço. Se não tiver companhia à altura do programa, vá sozinha mesmo e se divirta observando as pessoas à sua volta.

33 - Carregue uma máquina fotográfica na bolsa para registrar coisas aparentemente bobas.

34 - Papanicolau, colesterol, mamografia... Seus exames de saúde estão em dia? Descobrir que está tudo bem reforça o compromisso de se cuidar.

35 - Liquidação? Bazar? Quer algo mais divertido que a mulherada se espremendo no provador e disputando uma saia? Nada paga a sensação de satisfação quando você acha na muvuca aquele blazer maravilhoso, bem do seu tamanho, por alguns míseros reais!

36 - Grite as respostas certas enquanto assiste a um game show na tv, complete palavras cruzadas. Enfim: não desperdice nenhuma oportunidade de se sentir um gênio. (ui, essa pegou pesado!)

37 - Respire fundo e medite. Tenha fé. Segundo uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, essa é uma das melhores formas de aumentar a auto-estima.

38 - Adote um cachorro ou um gato. Ou os dois ao mesmo tempo. É bem mais engraçado. Ter um bicho de estimação reduz a pressão arterial e o stress. Quem garante é a pesquisadora Karen Allen, da Universidade de Nova York.

39 - Limpe o guarda-roupa. Se você não usa aquele vestido há 3 anos, não vai usá-lo mais. Doe tudo a uma instituição de caridade. Faz bem ao coração.

40 - Faça exercícios logo cedo pela manhã e sinta-se a própria mulher maravilha pelo restante do dia.

calma que o momento auto-ajuda do blog tá quase no fim...

quinta-feira, junho 09, 2005

Semana das sem namorado - Capítulo III

21 - Não perca a oportunidade de fazer algo radical. Quer saltar de pára-quedas? Por que não? Caso prefira um radical light, invista em trekking. Pode ser um bom começo.

22 - Exorcize o bicho-do-mato que há em você. Você pode estar solteira, mas precisa ver gente. E gente diferente. Isso não significa sair voando de bar em bar (embora bares de solteiros façam parte da programação). Puxe conversa na fila do banco, viaje com um grupo de solteiros, vá a uma festa mesmo sem conhecer a maioria dos convidados.


23 - Lembre-se: você não vai mais tropeçar nas meias que ele esquecia pelo caminho (e nem ajudar a procurar a gravata, o relógio, a carteira...)

24 - Turbine o dvd com um coquetel na veia de mulheres poderosas: Erin Brockovich, Shirley Valentine, Bagdad Café, Thelma e Louise...

25 - Faça o que puder para se sentir linda. Mude o corte de cabelo, incremente o número de abdominais, faça dieta. Dê-se de presente um dia de deusa.

26 - Seja voluntária em algum projeto. Ajudar os outros faz milagres por sua auto-estima.

27 - Ele adorava Schwarzenegger. Você, as comédias da Meg Ryan. Agora, suspire à vontade nas cenas de beijo.

28 - Quando estiver dirigindo, cante It's Raining Men acompanhando o CD com toda a firça qye seus pulmões permitirem.

29 - Visite uma sex shop. Hoje, 80% dos produtos dessas lojas são vendidos a mulheres de 20 a 70 anos! O que você está esperando? Dá até pra ir com a avó...

30 - Aproveite para comprar mais um sapato preto, já que você não vai ter que explicar a ninguém porque ele é tão diferente dos dez outros pares pretos que você tem no armário. Lote o carro com sacolas e vá em frente.

continua...

terça-feira, junho 07, 2005

Semana das sem namorado - Capítulo II

11 - Permita-se o direito de fazer coisas idiotas.

12 - Não vale dizer que seu hobby é assistir TV. Pense em algo diferente. Que tal fotografia? Curso de vinho? Culinária birmanesa? Filosofia indiana? É seguro contra mau-humor.

13 - Nem pense em se afundar no trabalho ou grudar em gente que nada tem a ver com você só para fugir dos tenebrosos momentos de solidão. Enfrente-os, sinta-os, desafie-os. É que nem banho gelado: pode ser desconfortável no início, mas vai fazer você se sentir novinha em folha.

14 - Acha que precisa perder peso? A gente dá o maior apoio. Cinco quilinhos a menos são poderosos para a auto-estima. Mas não invente de usar isso como desculpa para não sair da concha. Ninguém precisa se sentir Julia Roberts para ir à luta.

15 - Faça uma lista das suas dez maiores qualidades e coloque na agenda ou na porta da geladeira. Em letras garrafais. Vermelhas.

16 - O banheiro é só seu. Aproveite. Ninguém vai bater na porta pra pedir a toalha.

17 - O George Clooney a convidou para jantar? Faça a seguinte simpatia para tudo dar certo: repita 100 vezes debaixo da lua cheia a frase: “eu não preciso dele, eu não preciso dele, eu não preciso dele.” Você vai ver. Em vez de ansiosa, parecerá uma diva sexy.

18 - No lugar de se deixar ser escolhida por um homem, escolha você. Eleja quem você quer por perto.

19 - Ops! Homem errado? Não se culpe achando que ser pára-raios de maluco é a sua sina. Dá um beijo nele e tchau.


20 - Esqueça os auto-rótulos, que impedem a ação: “Ah, mas eu sou tããããõ tímida...” (ou chata, conservadora, anti-social, nervosa, entediante...) Você é o máximo. Ponto.

amanhã continua...

segunda-feira, junho 06, 2005

Semana das sem namorado - Capítulo I

Ok, quando estamos sozinhas não queremos nem ouvir falar em dia dos namorados. É comércio? É. Mas em geral só lembramos disso quando não temos ninguém pra dividir a data... E não adianta, a mídia massacra um mês antes, pelo menos. Os shoppings ficam cheios de corações. Sonhamos com fondue, mas preferíamos que fosse a dois, e não com os amigos. No jornal, na tv, em todo lugar tem namorados, menos na nossa vida. Haja paciência.

Por isso, esta semana dedicarei este blog a publicar um artigo da revista Nova (sim, claro, revista de mulherzinha) que li logo após a separação e guardei comigo. Sei lá, vai que ajuda alguém a curtir um pouquinho a vida solitária!

50 idéias para ser feliz (enquanto você está) sozinha

Está livre? Oba! Antes de sair procurando a próxima paixão, dê uma olhada em tudo o que dá pra fazer sem um homem a tiracolo. Você pode, sim, se sentir mais sexy, confiante e poderosa – e, quem sabe, até descobrir que é uma delícia ficar assim por um tempinho...

1 - Crie a lista da felicidade com as dez coisas que você mais curte fazer. Há quanto tempo não pratica algumas delas? Enumere-as tintim por tintim (sim, a mágica só funciona se for por escrito) e depois se comprometa a cumpri-las todo dia ou toda semana. Valem até as mais simples, como ligar para um amigo que você não vê há tempos, só pra dizer que se lembrou dele.

2 - Aproveite para se lambuzar com cremes tooodas as noites!!! Não vai ter ninguém para torcer o nariz pra você, né? Depois, de pernas para o alto, leia todos os rótulos dos cosméticos e acredite piamente que todas aquelas maravilhas prometidas pela sua loção dinamizadora trifásica com esferas bioativas realmente estão acontecendo nas profundezas da sua pele.

3 - Vista aquela camiseta surrada e macia que você adora sem medo de se sentir a Maggie Simpson. E durma atravessada na cama, com lençóis e travesseiros fofos só para você.

4 - Abra a agenda eletrônica. Solidão nada mais é que um estado passivo. Não espere que os outros lembrem que você existe. Tome a iniciativa. Invente um motivo para convidar aquele colega do escritório para almoçar.

5 - Sempre que pintar aquela sensação de estou-angustiada-mas-não-sei-exatamente-com-o-quê (que eles invariavelmente diagnosticam como TPM), use um truque para bancar a auto-analista: escreva um diário, desenhe ou converse com o espelho. É baratinho e clareia as idéias.

6 - Liberte-se. Experimente ler, falar ao telefone ou navegar na internet completamente sem roupa. A terapeuta americana Amy Hall, autora de “Recuperando o seu ânimo”, garante que ficar nua é um santo remédio para ajuda-la a se sentir mais confortável consigo mesma.

7 - Transforme sua casa em um Clube da Luluzinha de vez em quando e crie uma desculpa bem esdrúxula para reunir as amigas: vale qualquer coisa, de spa improvisado a sessão de vídeo.

8 - Ok, ok, a gente entende que você não queira ficar sozinha pra sempre. Mas não precisa dar uma de don-juan de saias e partir para o ataque. A gente pode se dar bem com as armas femininas mesmo. Cadê aquele seu modo sutil e charmoso de seduzir?

9 - Oba! O controle remoto agora é só seu. Use-o para o que ele realmente foi inventado: ficar parado no canal da novela e voltar 20 vezes naquele filme que fez você chorar rios de lágrimas.

10 - Encha a cozinha de produtos diet e light e a sala de chocolate. Sim, sim. O ser humano é contraditório por natureza.

amanhã continua...