terça-feira, março 08, 2005

Dia Internacional da Mulher

Só por isso, hoje colocarei poemas de mulheres. Não sobre mulheres, mas (na verdade, só reparei nisso agora!) sobre o amor, que acaba sendo sempre "o" assunto, tão íntimo e tão parte de nós.
A coisa mais bonita que li sobre o dia de hoje, aliás, foi o seguinte:
"Eu aprendi a amar com a minha mãe, a ler com a minha avó, a brincar com a minha sobrinha, a viver com a minha mulher, a sonhar com a minha filha. É com as Mulheres que você aprende a ser Homem! Dos Homens eu aprendi o que Elas ensinaram a eles. Da Vida eu aprendi o que vida aprendeu com Elas." - Ricardo Jordão Magalhães, fundador e presidente da BizRevolution (www.bizrevolution.com.br). Eu recomendo a leitura da newsletter dele, por sinal.

Beijos a todas as mulheres e a todos os homens que fazem nossa vida mais feliz.


Se me quiserem amar, terá de ser agora:
depois, estarei cansada.
Minha vida
Foi feita de parceria com a morte:
pertenço um pouco a cada uma,
para mim sobrou quase nada.

Ponho a máscara do dia,
um rosto cômodo e fixo:
assim garanto a minha sobrevida.
Se me quiserem amar, terá de ser hoje:
amanhã, estarei mudada.

Lya Luft


CASO

Pode ser mais um capricho
pode ser uma paixão
pode ser coisa de bicho
pode não

pode ser já por destino
pelos astros, pelos signos
por uma marca, uma estrela
talvez já estivesse escrito
na palma da minha mão

talvez não

talvez até nem fique
nem signifique nada
nem me arranhe o coração
pode ser só uma cisma
pode estar só de passagem

ou não.

Bruna Lombardi


ENCOMENDA

Desejo uma fotografia
como esta - o senhor vê? - como esta:
em que para sempre me ria
com um vestido de eterna festa.

Como tenho a testa sombria,
derrame luz na minha testa.
Deixa esta ruga, que me empresta
um certo ar de sabedoria.

Não meta fundos de floresta
nem de arbitrária fantasia...
Não...neste espaço que ainda resta,
ponha uma cadeira vazia.

Cecília Meireles


To wait an Hour - is long
If Love be just beyond
To wait Eternity- is short
If Love reward the end

Emily Dickinson


UM JEITO

Meu amor é assim, sem nenhum pudor.
Quando aperta eu grito da janela
- ouve quem estiver passando -
ô fulano, vem depressa.
Tem urgência, medo de encanto quebrado,
é duro como osso duro.
Ideal eu tenho de amar como quem diz coisas:
quero é dormir com você, alisar seu cabelo,
espremer de suas costas as montanhas pequenininhas
de matéria branca. Por hora dou é grito e susto.
Pouca gente gosta.

Adélia Prado

Nenhum comentário: